quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visão sistêmica




Teoria de sistemas

     A teoria geral de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwing Von Bertolanfly, ela busca produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da teoria geral de sistemas são:
·         Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais
·         Essa interação parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas
·         A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico , como as ciências sociais.
·         A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.
·         A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica
·         Bertanlanfly critica a visão que se tem do mundo dividida em áreas diferentes, com física, química, biologia, psicologia, sociologia. São divisões arbitrárias, com fronteiras solidamente definidas e espaços vazios (áreas brancas) entre elas. A teoria geral de sistemas afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de sua parte;

Conceito de sistema

     O conceito de sistema foi abordado no capítulo dedicado á Abernética. A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado.
     Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo unitário.

Característica dos sistemas

     Os sistemas apresentam características próprias e é um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o emergente sistêmico: uma característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.
     Da definição de Bertalanfly, decorrem dois conceitos: de propósito ( ou objetivo) e de globalismo ( ou totalidades). Ambos retratam duas características do sistema:
1-      Propósito ou objetivo: o sistema tem um ou mais propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.
2-      Globalismo ou totalidade: Qualquer estimulação em uma unidade do sistema afeta todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O sistema reage globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer unidade. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da ENTROPIA e o da HOMEOSTASIA.
 A ideia de sistema envolve conectividade, integração e totalidade.


Tipos de sistema

Há uma variedade de tipologias para classificar os sistemas, como:
Quanto às sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos:

·         Sistemas físicos ou concretos. São compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisa reais. São denominadas hardware. Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho.
·         Sistemas abstratos ou conceituais. São com de conceitos filosofias, planos, hipóteses e ideias. Os símbolos representam atributos e objetos que, muitas vezes, só existem no pensamento das pessoas. São denominadas software.

     Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:

·         Sistemas fechados: Não apresentam intercâmbios com o que os circunda, pois são herméticos a toda influência ambiental. São sintomas mecânicos, como máquinas e equipamentos.
·         Sistemas abertos: Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através de inúmeras entradas e saídas. São adaptativos às condições do meio. Mantém um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização.

     Sistemas vivos (organismos)
·         Nascem, herdam seus traços estruturais
·         Morrem, seu tempo de vida é limitado
·         Têm um ciclo de vida predeterminado
·         São concretos – o sistema é discreto em termos físicos e químicos
·         São completos – o parasitismo e a simbiose, são excepcionais

Sistemas organizados (organizações)
·         São organizados, adquirem sua estrutura em estágios
·         Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruídos
·         Não têm ciclo de vida definido
·         São abstratos – o sistema é descrito em termos psicológicas e sociológicos
·         São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis
·         O problema é definido como um desvio nas normas sociais.


por: Larissa Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário