quarta-feira, 1 de junho de 2011

Toyota


O modelo Toyota: Uso da Excelência Operacional como Arma Estratégica


Qual é o segredo do sucesso da Toyota?

     A inacreditável consistência no desempenho da Toyota é um resultado direto da experiência operacional, é baseada em parte, nos métodos de melhoria da qualidade e ferramentas que a Toyota tornou famosos no mundo da indústria, como:
O Just-in-time foi desenvolvido na Toyota para combater o desperdício, mas procura também colocar o componente certo no lugar certo e na hora certa, e utilizar a capacidade plena dos trabalhadores para que sejam produzidos itens de qualidade.
O kaizen (mudar para melhor), é uma filosofia comportamental e organizacional voltada para a melhoria contínua, a eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização.
O Jidoka ou autonomação e inteligente é um dos pilares do Sistema Toyota de Produção,  foca a separação do trabalho do homem e da máquina pela automatização de um elemento simultâneo de baixo custo.
O Heijunka significa sequência, análise da produção, seu objetivo  é amortecer as irregularidades da procura comercial produzindo por pequenos lotes vários modelos diferentes na mesma linha.
      Essas técnicas ajudaram a provocar a revolução da ‘produção enxuta’. Mas ferramentas e técnicas não são armas secretas para transformar uma empresa. O contínuo sucesso da Toyota na implementação dessas ferramentas origina-se de uma filosofia empresarial mais profunda baseada na compreensão das pessoas e da motivação humana, seu sucesso baseia-se em sua habilidade de cultivar liderança, equipes e cultura para criar estratégias, construir relacionamentos com fornecedores e manter uma organização de aprendizagem.
O Sistema Toyota de Produção (STP) e a Produção Enxuta

     O Sistema Toyota de Produção é a abordagem única da Toyota para produção. É a base para grande parte do movimento de ‘produção enxuta’ que domina as tendências industriais há aproximadamente 10 anos. A razão é que maior parte das empresas concentra-se demais em ferramentas como 5S e just-in-time, sem compreender o conceito de ‘enxuto’ como todo um sistema que deve permear a cultura de uma organização. Na maioria das empresas onde o conceito é implementado, administração superior não se envolve com as operações do dia-a-dia e com a melhoria contínua que o constituem, diferente da abordagem da Toyota.
     O que exatamente é uma empresa enxuta?

     A produção enxuta é definida como um processo de cinco passos: definir o valor do cliente, definir o fluxo de valores, fazê-lo ‘fluir’, ‘puxar’ a partir do cliente e lutar pela excelência. Para ser uma indústria enxuta, é preciso um modo de pensar que se concentre em fazer o produto fluir através de processos ininterruptos de agregação de valor (fluxo unitário de peças), um sistema puxado que parta da demanda do cliente, reabastecendo somente o que a operação seguinte for consumir em curtos intervalos, e uma cultura em que todos lutem continuamente para a melhoria.
     A Toyota desenvolveu seu sistema de produção após a Segunda Guerra Mundial, em uma época em que enfrentava conções empresariais muito diferentes das da Ford e da GM. Enquanto estas utilizavam-se de produção em massa, economias de escala e grandes equipamentos para produzir máximo possível de peças com o menor custo possível, a Toyota no Japão pós-guerra tinha um mercado reduzido, teve que produzir uma variedade de veículos na mesma linha de montagem para satisfazer seus clientes. Assim, a chave para suas operações era a flexibilidade, quando você reduz o lead time e concentra-se em manter flexível as linhas de produção, realmente obtém uma melhor qualidade, melhor resposta de clientes, melhor produtividade e melhor utilização dos equipamentos e do espaço.
     O foco da Toyota nas décadas de 1940 e 1950, lançado sobre a eliminação do desperdício de tempo e de material e cada passo do processo de produção - desde a matéria prima até os produtos acabados- foi determinado para lidar com as mesmas condições que a maioria das empresas enfrenta hoje em dia: a necessidade de processos rápidos e flexíveis que deem aos clientes o que eles desejam, quando o desejam, com o máximo de qualidade e a um custo interessante.     O foco no ‘fluxo’ continua a ser base para o sucesso internacional da Toyota no século XXI.
Porque as Empresas Frequentemente Pensam que são enxutas, mas não são.

     Todas as ferramentas de apoio do conceito de enxuto, como troca rápida de ferramentas, trabalho padronizado, sistemas de puxar e verificar erros, eram essenciais para a criação do fluxo. Mas, líderes experientes da Toyota continuavam a me dizer que essas ferramentas e técnicas não eram a chave do STP. O poder por trás do STP era o comportamento administrativo de uma empresa com o permanente investimento em seu pessoal e promoção de uma cultura de melhoria contínua.     O modelo Toyota vai muito além de uma série d ferramentas enxutas, como o ‘just-in-time’.
     A Toyota precisou de décadas para criar uma cultura enxuta e chegar onde está e ainda acredita que está recém começando a entender o Modelo Toyota.
     O problema é que as pessoas tomaram um determinado conjunto de ferramentas como sendo o profundo ‘pensamento enxuto’. O modo de pensar enxuto baseado no Modelo Toyota envolve uma transformação cultural muito mais profunda e mais abrangente do que a maioria das empresas pode sequer imaginar.
     O modelo Toyota é uma lição, uma visão e uma inspiração para qualquer organização que queira ser bem sucedida a longo prazo.    


  por: Larissa Miranda de Moraes

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